segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Santa Águeda de Catania

Santa Águeda ou Ágata nasceu no século III, na cidade de Catânia, na Sicília, Itália, em uma família nobre e rica. 

Jovem, virgem e lindíssima, consagrou-se inteiramente a Cristo, sempre ajudando os mais necessitados, levando uma constante vida de oração. 

A beleza da jovem encantou o cônsul da Sicília, Quintiano, adorador de ídolos, que se esforçava para conquistar o coração de Ágata. 

Pedida em casamento, Ágata recusou, pois havia se consagrado ao Senhor. 



*Sofrimentos* 

Quintiano, então, mandou entregar Ágata à uma velha prostituta para pervertê-la, mas nada conseguiram, nem com belas promessas, nem com ameaças. 

Após trinta dias, vendo a vontade inabalável de Ágata, a velha mandou que tirassem a jovem de sua casa, pois era mais fácil amolecer as pedras do que desviar sua alma das práticas cristãs. 

Quintiano perguntou à jovem sua condição social, ela respondeu que era livre e de família ilustre, mas escrava de Cristo. 

Sem entender, Quintiano perguntou: 

'Se é livre, como se diz escrava?'. 

Ágata lhe respondeu: 

'A suprema liberdade é estar a serviço de Cristo'. 



*Torturas* 

Irado, o cônsul mandou prender Ágata sobre falsas acusações, a jovem foi para lá com grande alegria. 

Nesta época o império era governado por Décio, que ordenou uma forte perseguição contra o Cristianismo. 

Ágata foi submetida a vários interrogatórios humilhantes. 

Recusando-se a negar a Cristo, Ágata foi submetida a torturas com ferro e fogo, esticada em uma roda e depois teve as mamas arrancadas lentamente com tenazes. 

Ágata disse à Quintiano: 

'Não te envergonhas de mutilar na mulher, o que tua mãe te deu, para te aleitar?'. 

Após essa tortura, Ágata foi levada de volta ao cárcere, entregue às suas dores, sem ter nenhum tratamento. 

À noite, Àgata teve uma visão de um ancião, que vinha acompanhado de um anjo, e disse que foi enviado por Jesus Cristo para curá-la, trouxe alívio e a curou. 

Esse ancião era São Pedro, que elogiou a coragem e a animou a seguir no caminho da vitória. 

Vendo-se curada, Ágata começou a cantar e bendizer ao Senhor. 

Os guardas ouviram os cantos e foram até o local, viram Ágata completamente curada e fugiram apavorados. 



*Martírio* 

Sendo apresentada novamente ao cônsul, Ágata disse: 

'Vê e reconhece a onipotência de Deus, a quem adoro. 

Foi Ele quem me curou as feridas e me restituiu os seios. 

Como pode exigir de mim que O abandone? Não - não poderá haver tortura, por mais cruel que seja, que me faça separar do meu Deus'. 

Irado, Quintiano ordenou que Ágata fosse rolada sobre cacos de vidro e brasas ardentes. 

Neste instante, um tremor abalou toda a cidade, esmagando dois conselheiros de Quintiano, fazendo todo o povo ir até o cônsul, gritando para libertar Ágata. 

Cheio de pavor, Quintiano ordenou que levassem Ágata de volta à prisão, ali ela fez essa prece ao Senhor: 

'Senhor Jesus Cristo, que me criou e me protegeu desde a infância, que preservou meu coração de máculas, que o poupou do amor do mundo e que me fez vencer os tormentos, dando-me a virtude da paciência, receba meu espírito e permita-me alcançar Sua misericórdia'. 

Ágata deu um grito e entregou seu espírito ao Senhor, no dia 5 de Fevereiro, por volta do ano 254. 



*Milagre da lava* 

Passado um ano após a morte de Ágata, um vulcão entrou em erupção, vindo com ímpeto sobre a cidade. 

Pegando o véu da Santa que era guardado como relíquia, o povo da cidade subiu ao monte em oração, colocaram o véu diante do fogo e a lava subitamente parou, cessando a erupção. 

Santa Ágata é invocada contra terremotos e erupções, sua festa é celebrada no dia 5 de Fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário