domingo, 30 de setembro de 2012

10ª APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA

Santo Estevão

Os pais de Santo Estevão, o Jovem, não tinham filhos. Residia em Constantinopla, Turquia. A futura mãe de Estevão desejava ter um filho, por isso recorreu com muita fé e confiança á Virgem Maria, suplicando que lhe desse um filho.
Tal como em certa ocasião Ana, a mãe de Samuel, orou a Deus para que lhe desse um filho, assim também fez Ana, a mãe de Estevão. Ia frequentemente á Igreja e rezava diante de uma imagem da Virgem, ela viu a Santíssima Virgem radiante como o sol, e ouviu uma voz vinda da imagem: "O teu sofrimento terminou, a tua oração será atendida." Ana de fato concebeu e deu à luz um filho, o santo Estevão.Ela o consagrou a DEUS.
Sua santidade atraiu para ele muitos discípulos. Enquanto o Imperador Constantino Coprônimo perseguia imagens com maior ferocidade do que o seu tolo pai Leão, o Isauriano, Estevão mostrou-se um zeloso defensor da veneração das imagens dos santos . O imperador demente aceitou várias calúnias obscenas contra Estevão e pessoalmente tramou intrigas para quebrantar Estevão e tirá-lo do seu caminho. Estevão foi banido para a ilha de Proconeso e depois levado a Constantinopla, acorrentado e lançado à prisão, onde veio a encontrar 342 monges, trazidos de toda parte e aprisionados por venerarem as imagens dos Santos.
Ali, na prisão, eles cumpriam o Típico inteiro da Igreja, como num mosteiro. Então o pérfido imperador condenou Estevão à morte. O santo previu sua morte com quarenta dias de antecedência e pediu perdão aos irmãos. Os serviçais do imperador arrastaram-no da prisão e, aos murros e empurrões, arrastaram-no pelas ruas de Constantinopla, convocando todos os que fossem leais ao imperador para apedrejarem esse "inimigo do imperador". Um dos hereges acertou o santo na cabeça com um pedaço de madeira e o santo rendeu a sua alma. Assim como Santo Estevão Protomártir sofreu nas mãos dos judeus, também este Estevão sofreu nas mãos dos hereges. Esse glorioso soldado do Cristo sofreu o martírio em 767, aos cinquenta e três anos de idade, e foi coroado com a glória imperecível.
Maria é Mãe e não podia de atender ás preces angustiantes de uma mãe que pedia com tanta confiança e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário