terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

São Paulo Miki e Companheiros

São Paulo Míki nasceu em Kyoto, no Japão, no século XVI dentro de uma família cristã, nobre, que foi canal para que ele recebesse, ainda pequeno, a graça do batismo. A partir de então, buscou também viver a riqueza do “ser batizado”. Discerniu a sua vocação, entrou para a Companhia de Jesus, tornou-se um Jesuíta e correspondeu ao chamado do sacerdócio. 

Profundo conhecedor tanto da cultura quanto da língua, foi um homem compadecido do seu povo. Como nos tempos de hoje, o Japão não tinha o Cristianismo como religião predominante, então, São Paulo Míki buscava responder à necessidade da evangelização pela oração e pela penitência. Com estratégias inspiradas pelo Espírito Santo, foi um homem dócil, de comunidade. 

Ousado e corajoso, quando ergueu-se à perseguição do Cristianismo no Japão também acabou sendo preso, assim como seus companheiros; mas não arrefeceu na sua fé. Ele, que era um grande pastor e pregador, também no momento do confronto, indicou Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua religião como o único Salvador e a verdadeira religião; verdade que perdura para todos os tempos. 

São Paulo Míki, assim como os companheiros de missão e outros cristãos fervorosos, deram testemunho com a vida e também com a morte. 

Em Nagasaki, foram todos crucificados em 1595. Sementes para novos cristãos, desde a passagem de São Francisco Xavier já se contavam 300 mil cristãos no Japão. Depois, muito mais com testemunho desses 26 companheiros de Jesus. 

Peçamos a intercessão deste santo para que o nosso relacionamento profundo com Deus se traduza em evangelização para a humanidade. 

São Paulo Míki e companheiros mártires, rogai por nós!

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Santa Águeda de Catania

Santa Águeda ou Ágata nasceu no século III, na cidade de Catânia, na Sicília, Itália, em uma família nobre e rica. 

Jovem, virgem e lindíssima, consagrou-se inteiramente a Cristo, sempre ajudando os mais necessitados, levando uma constante vida de oração. 

A beleza da jovem encantou o cônsul da Sicília, Quintiano, adorador de ídolos, que se esforçava para conquistar o coração de Ágata. 

Pedida em casamento, Ágata recusou, pois havia se consagrado ao Senhor. 



*Sofrimentos* 

Quintiano, então, mandou entregar Ágata à uma velha prostituta para pervertê-la, mas nada conseguiram, nem com belas promessas, nem com ameaças. 

Após trinta dias, vendo a vontade inabalável de Ágata, a velha mandou que tirassem a jovem de sua casa, pois era mais fácil amolecer as pedras do que desviar sua alma das práticas cristãs. 

Quintiano perguntou à jovem sua condição social, ela respondeu que era livre e de família ilustre, mas escrava de Cristo. 

Sem entender, Quintiano perguntou: 

'Se é livre, como se diz escrava?'. 

Ágata lhe respondeu: 

'A suprema liberdade é estar a serviço de Cristo'. 



*Torturas* 

Irado, o cônsul mandou prender Ágata sobre falsas acusações, a jovem foi para lá com grande alegria. 

Nesta época o império era governado por Décio, que ordenou uma forte perseguição contra o Cristianismo. 

Ágata foi submetida a vários interrogatórios humilhantes. 

Recusando-se a negar a Cristo, Ágata foi submetida a torturas com ferro e fogo, esticada em uma roda e depois teve as mamas arrancadas lentamente com tenazes. 

Ágata disse à Quintiano: 

'Não te envergonhas de mutilar na mulher, o que tua mãe te deu, para te aleitar?'. 

Após essa tortura, Ágata foi levada de volta ao cárcere, entregue às suas dores, sem ter nenhum tratamento. 

À noite, Àgata teve uma visão de um ancião, que vinha acompanhado de um anjo, e disse que foi enviado por Jesus Cristo para curá-la, trouxe alívio e a curou. 

Esse ancião era São Pedro, que elogiou a coragem e a animou a seguir no caminho da vitória. 

Vendo-se curada, Ágata começou a cantar e bendizer ao Senhor. 

Os guardas ouviram os cantos e foram até o local, viram Ágata completamente curada e fugiram apavorados. 



*Martírio* 

Sendo apresentada novamente ao cônsul, Ágata disse: 

'Vê e reconhece a onipotência de Deus, a quem adoro. 

Foi Ele quem me curou as feridas e me restituiu os seios. 

Como pode exigir de mim que O abandone? Não - não poderá haver tortura, por mais cruel que seja, que me faça separar do meu Deus'. 

Irado, Quintiano ordenou que Ágata fosse rolada sobre cacos de vidro e brasas ardentes. 

Neste instante, um tremor abalou toda a cidade, esmagando dois conselheiros de Quintiano, fazendo todo o povo ir até o cônsul, gritando para libertar Ágata. 

Cheio de pavor, Quintiano ordenou que levassem Ágata de volta à prisão, ali ela fez essa prece ao Senhor: 

'Senhor Jesus Cristo, que me criou e me protegeu desde a infância, que preservou meu coração de máculas, que o poupou do amor do mundo e que me fez vencer os tormentos, dando-me a virtude da paciência, receba meu espírito e permita-me alcançar Sua misericórdia'. 

Ágata deu um grito e entregou seu espírito ao Senhor, no dia 5 de Fevereiro, por volta do ano 254. 



*Milagre da lava* 

Passado um ano após a morte de Ágata, um vulcão entrou em erupção, vindo com ímpeto sobre a cidade. 

Pegando o véu da Santa que era guardado como relíquia, o povo da cidade subiu ao monte em oração, colocaram o véu diante do fogo e a lava subitamente parou, cessando a erupção. 

Santa Ágata é invocada contra terremotos e erupções, sua festa é celebrada no dia 5 de Fevereiro.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

São Timóteo

Sua vida foi marcada pela evangelização, pela santidade de São Paulo e também de São João Evangelista. A respeito dele, certa vez, São Paulo escreveu em uma de suas cartas: “A Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!” (II Timóteo 1,2). 

Nesta carta, vamos percebendo que ele foi fruto de uma evangelização que atingiu não somente a ele, mas também sua família: “Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe, Eunice e, não tenho a menor dúvida, habita em ti também”. (II Timóteo 1,4-5) Por isso, São Paulo foi marcado pelo testemunho de São Timóteo, que se deixou influenciar também por São Paulo. Tornou-se, mais tarde, além de um apóstolo, um companheiro de São Paulo em muitas viagens. 

Primeiro bispo de Éfeso, foi neste contexto que ele conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João. 

Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz. 

Peçamos a intercessão desse grande santo para que sejamos apóstolos nos tempos de hoje. 

São Timóteo, rogai por nós!

São Timóteo e São Tito

São Timóteo e São Tito foram discípulos de São Paulo, presidiram as comunidades cristãs da ilha de Éfeso e de Creta, respectivamente. Do mesmo modo, a eles foram dirigidas três cartas atribuídas a são Paulo. A festa de ambos é celebrada neste 26 de janeiro, o dia seguinte à festa da Conversão do Apóstolo dos gentios.

São Timóteo nasceu em Listra, filho de pai pagão e de mãe judia-cristã. No Novo Testamento, aparece como discípulos mais próximo a São Paulo, com quem realizou várias viagens.

O Apóstolo o nomeou Bispo de Éfeso e lhe escreveu duas cartas para orientá-lo na direção de suas comunidades: Primeira e Segunda Carta a Timóteo. Algumas de suas relíquias repousam na Itália desde 1239 na Catedral de Termoli, procedentes de Constantinopla.

São Tito aparece nas cartas de São Paulo, a quem acompanhou ao Concílio de Jerusalém. Depois de pregar em várias cidades, São Paulo o consagrou Bispo da ilha de Creta.

“Certa é esta doutrina, e quero que a ensines com constância e firmeza, para que os que abraçaram a fé em Deus se esforcem por se aperfeiçoar na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens”, recomendou São Paulo a Tito (Tt 3,8)

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

🙏CRONOGRAMA DE ORAÇÕES E PEDIDOS DE NOSSA SENHORA 🙏

📍 Rosário Meditado (todos os dias)

📍 Terço da Misericórdia (15:00 horas da tarde ou quando puder todos os dias)

📍 Hora da Paz - 20:00 horas (todos os dias)

📍 Cerco de Jericó do dia 1 ao 7 do Rosário Meditado

📍 Cerco de Jericó do dia 02 de cada mês do Rosário Meditado 1 para os pedidos de Nossa Senhora e 1para os pedidos de Jesus

📍 Trezena e Setena

📍Dia 18 - Cerco de Jericó com o Terço das Lágrimas de Sangue.

📍Dia 19 - Cerco de Jericó com o Rosário.

📍Dia 25 - Cerco de Jericó com o Rosário.

📍Dia 30 - Cerco de Jericó com o Rosário.

📍Escolher um dia na semana para fazer a Cruzada do Rosário.

📍 Terço Combatendo com São Miguel, Rafael ou São Gabriel;

📍 Terço Combatendo com São Bento e Santo Antônio;

📍 Terço do Triunfo;

📍 Leitura espiritual;

*Mensagens de Jacareí;

*Palavra de Deus(Bíblia);

*Vida dos Santos;

*Mística Cidade de Deus;

*Imitação de Cristo;

*Imitação de Maria;

*Livros de Santo Afonso de Ligório que foram pedidos por N. Senhora.

*MEDITAÇÃO sobre o céu, a eternidade na glória em companhia dos anjos.

*Oração mental* também é essencial em qualquer hora e lugar.

*Nos intervalos ou em horários de trabalho, pode-se ouvir louvores que faz com que nossas almas não se deixem contaminar pelas coisas do mundo (http://radiomensageiradapazjacarei.blogspot.com.br/2017/06/escute-radio-mensageira-da-paz-ao-vivo.html?m=1)

*Oração mental* também é essencial em qualquer hora e lugar.

Obs.: Quem trabalha fora ou tem uma vida muito ativa, certamente não vai conseguir cumprir tudo isso, mas vale como meta diária. Nossa Senhora vai levar em consideração o esforço em viver uma verdadeira vida em Deus e nos afastando das coisas do mundo e não propriamente se conseguimos cumprir tudo à risca. O que mais vale é o Rezar com o ❤ meditando profundamente cada palavra com muito amor e carinho.

Rezar os Terços de:

*Santa Rita
*Santa Águeda
*Santa Luzia & São Geraldo
*Santa Inês
*São Judas
Enfim de todos



⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

***Domingo:

📍 Rosário Meditado

📍Terço das Lágrimas 

📍 Hora de Deus Pai

📍 Terço da Misericórdia (15:00 horas da tarde ou a hora que puder)

📍 Hora da Paz - 20:00 horas

📍 Hora do São José  (às 21:00h)

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

***Segunda Feira :💖💖💖

📍 Rosário Meditado

📍Terço das Lágrimas

📍 Terço da Misericórdia (15:00 horas da tarde ou a hora que puder)

📍 Hora da Paz - 20:00 horas

📍 Hora do Espírito Santo (às 21:00h)

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

***Terça Feira:👼👼👼

📍 Rosário Meditado

📍Terço das Lágrimas

📍 Terço da Misericórdia (15:00 horas da tarde ou a hora que puder)

📍 Hora da Paz - 20:00 horas

📍 Hora dos Anjos (às 21:00h)

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

***Quarta Feira:🙏🙏🙏

📍 Rosário Meditado

📍Terço das Lágrimas

📍 Terço da Misericórdia (15:00 horas da tarde ou a hora que puder)

📍 Hora da Paz - 20:00 horas

📍 Hora do Santos (às 21:00h)

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

***Quinta Feira: 💞💞💞

📍 Rosário Meditado

📍Terço das Lágrimas

📍 Cruzada da Paz (escolher um horário)

📍 Terço da Misericórdia (15:00 horas da tarde ou a hora que puder)

📍 Hora da Eucaristia  - 19:00 horas

📍 Hora da Paz (às 20:00h)

📍 Terço das Chama de Amor (às 21:00)

📍Intimidade com Deus

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

***Sexta Feira:👑💗👑

📍 Rosário Meditado

📍Terço das Lágrimas

📍 Terço da Via Sacra

📍Terço das Santas Chagas

📍 Terço da Misericórdia (15:00 horas da tarde ou a hora que puder)

📍 Hora da Paz - 20:00 horas

📍 Hora do Sagrado Coração (às 21:00 horas)

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

***Sábado:😢😢😢

📍 Rosário Meditado

📍Terço das Lágrimas

📍 Terço das Dores de Nossa Senhora

📍Tarde de Maria - Rezar:
-Rosário; 
-Terço da Paz;
-Terço das Lágrimas;
-Terço da Imaculada Conceição;
-Terço do Imaculado Coração ❤️ de Maria;
-Terço da Chama de Amor 😍;
-Terço do Triunfo. 

📍  Terço da Misericórdia (15:00 horas da tarde ou a hora que puder)

📍 Hora das Lágrimas - 19:00 horas

📍 Hora da Paz (às 20:00 horas)

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

Jejum e pequenas penitências pedidas por Nossa Senhora Rainha e Mensageira da Paz na semana.

* Domingo = Normal
* Segunda - Feira = Normal
* Terça - Feira = Jejum de alguma coisa que gosta
* Quarta - Feira = Jejum Das 06:00 as 23:00)
* Quinta - Feira = Jejum de Carne
* Sexta - Feira = Jejum das 06:00 as 23:00
* Sábado = Jejum de Doce

São Paulo

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus. 

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos. 

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: “Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'”. 

O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo. 

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos. 

São Paulo de Tarso, rogai por nós!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

São Francisco de Sales

Este santo nasceu no Castelo de Sales em 1567. Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria. 

Anos mais tarde, São Francisco escreveu “Introdução à vida devota” e, vivendo do amor de Deus, escreveu também o “Tratado do amor de Deus”. 

Certa ocasião, atacado pela tentação de desconfiar da misericórdia do Senhor, ele buscou a resposta dessa dúvida com o auxílio de Nossa Senhora e, assim, a desconfiança foi dissipada. Estudou Direito em Pádua, mas, contrariando familiares, quis ser padre. E foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros. 

No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Primeiro, como coadjutor, depois, sendo o titular. Um apóstolo do amor e da misericórdia. Um homem que conseguiu expressar, com o seu amor e a sua vida, a mansidão do Senhor. 

Diz-se que, depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder sem amor e sem mansidão para as pessoas. 

Doutor da Igreja, é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos. 

Esse grande santo da Igreja morreu com 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade. 

Peçamos a intercessão desse grande santo para que, numa vida devota e vivendo do amor de Deus, possamos percorrer o nosso caminho em busca de Deus em todos os caminhos. 

São Francisco de Sales, rogai por nós!